domingo, 24 de fevereiro de 2013

Texto jornalístico com humor

Texto jornalístico com humor:
De repente, uma vaca na cama.
         Jornal Estado de Minas -16/02/1992        
       Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil  
              
Ao acordar de madrugada e ver uma vaca no canto de sua cama, mugindo e esperneando, o servente de pedreiro Emerson da Silva não teve dúvida: estava tendo um pesadelo. Mas ao abrir bem os olhos para poder certificar-se de que a seu lado estava era sua mulher, Tereza Simão, 23 anos, levou um susto ainda maior, porque além de enxergar realmente uma vaca ouvia também do outro lado gritos da mulher.                        
Desnorteado, ele custou a entender o que de fato estava acontecendo. Só que mesmo se levantando ele pode esclarecer coisas: a vaca havia escorregado no barranco ao alto e caído sobre o seu barraco, na rua C, n° 58 bairro Colorado. A vaca, pesando quase 15 arrobas, vazou as telhas de amianto, caindo maciamente na cama e por pouco não matando o casal, principalmente Tereza, que sofreu ferimentos leves.                                  
O acidente ocorreu por volta das 2h da madrugada de ontem, causou prejuízos, “danos materiais seguidos de ferimentos”, segundo a polícia, e foi registrado na lª Delegacia do bairro Laguna- Belo Horizonte. O dono da vaca, um tranquilo sitiante, apresentou as suas desculpas ao casal e prontificou-se diante do delegado Geraldo Magela a pagar todas as despesas.                                
O surrealismo do fato levou a vizinhança a espalhar comentários jocosos, de que o servente Emerson havia trocado a sua mulher por uma vaca, o que obrigou a mulher a acabar com a brincadeira prometendo colocar todos os engraçadinhos na cadeia. A vaca, uma Nelore bem definida estava pastando na beira do barranco, onde o capim está verdinho e no ponto ideal para uma boa pastagem, certamente por isso pisou em falso, quase comete uma tragédia e durante horas fez os bicheiros do bairro Colorado pedir a todos os santos que ontem 25, a vaca; não desse na cabeça. O dono da vaca foi informado pela polícia que deixar animal solto na rua é contravenção e ele está sujeito à multa e a indenizações em consequência de danos a terceiros.

O que a notícia nos conta? Onde aconteceu? Quando? Quem são as pessoas envolvidas na notícia? Qual é a fonte da notícia?  
A turma deverá ser dividida em grupos e cada aluno deverá  pensar em um  acontecimento interessante do dia-a-dia.
 O grupo deverá escolher dentre os relatos dos colegas o que achou mais interessante para que a partir dele escrevam uma notícia sobre esse acontecimento. Nesse momento é fundamental discutir as condições de produção de um texto, estabelecendo:
1- Quem escreve a notícia: um jornalista (portanto os alunos vão imaginar que eles são jornalistas);
2- Para quem se escreve: leitores/ ouvintes  do jornal;
3- Para que se escreve: uma notícia é escrita para relatar um fato acontecido;
4- Sobre o que se escreve: sobre o assunto do fato acontecido;
5- Qual o gênero que vamos escrever: uma notícia que precisa contemplar as questões: o que aconteceu, onde aconteceu, quando aconteceu, porque aconteceu, para que aconteceu, quem estava envolvido no acontecimento. A linguagem usada nesse texto não pode ser um fator que dificulte o entendimento da notícia.  
6- Após a escrita da notícia, cada grupo deverá criar o título, lembrando que nesse caso é uma frase pequena, mas que retrata o assunto do texto de forma a chamar a atenção dos leitores.   
http://portaldoprofessor.mec.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário