domingo, 24 de fevereiro de 2013

SER FILHO É PADECER NO PURGATÓRIO - texto 6º ano



SER FILHO É PADECER NO PURGATÓRIO
(NOVAES, Carlos Eduardo. Juvenal Ouriço repórter. Rio de Janeiro, Editora Nórdica, 1977)

1.  – Psssiu, psssiu!
2.  – Eu? – virou-se Juvenal, apontando o próprio peito.
3. – É. O senhor mesmo. – confirmou o comerciante à porta da loja. Venha cá, por favor.
4. Juvenal aproximou-se. O comerciante inclinou-se sobre ele e, como que lhe segredasse algo, perguntou:
5. – O senhor tem mãe?
6. – Tenho.
7.  – Gosta dela?
8.  – Gosto.
9. – Então é com o senhor mesmo que eu quero falar. Vamos entrar. Tenho aqui um presente especial para sua mãe.
10. – Tem mesmo? Mas por que o senhor não entrega a ela pessoalmente?
11.– Porque ela é sua mãe, não é minha. O senhor é que deve entregar o presente.
12.– Está bem. Então o senhor me dá que eu dou pra ela.
13.– Dar, não. – corrigiu o comerciante. – Infelizmente, não estamos em condições. As vendas só subiram 75%. Vou ter que lhe  vender o presente.
14. – Mas eu não estava pensando em comprar um presente agora para minha mãe. O aniversário dela é em novembro.
15.– Não é pelo aniversário. É pelo dia das mães.
16.– Dias das mães? – repetiu Juvenal, sempre desligado. – Mães de quem?
17. - Mães de todos. É depois de amanhã, domingo.
18. – É mesmo? E quem disse isso?
19. – Bem…
20.– Está na Bíblia?
21. – Não. Ele foi criado por nós, comerciantes, para permitir que vocês manifestem seu amor e carinho por suas mães.
22. – Puxa, vocês são tão legais. Eu não sabia que os comerciantes gostavam tanto da mãe da gente.
23.– Pois acredite. E olhe, vou lhe contar um segredo: nós gostamos mais da mãe de vocês do que da nossa.
24. – É mesmo? E por que assim?
25.– Porque a nossa não deixa lucro. Pelo contrário. Todo ano, no dia das mães, sou obrigado a desfalcar a loja para presenteá-la.

Lido o texto, responda às questões a seguir, assinalando a única opção correta:
1. O comerciante perguntou se Juvenal gostava de sua mãe porque queria:
a. (   ) deixá-lo emocionado.           b. (   ) expor seus sentimentos
c. (   ) vender-lhe um presente.       d. (   ) saber se ele era um bom filho

2. Com esse texto, o autor pretendeu demonstrar que:
a. (   ) merece purgatório quem esquecer o Dias das Mães.
b. (   ) o comércio se importa apenas com o lucro das vendas.
c. (   ) o amor filial se torna mais evidente no Dias das Mães.
d. (   ) um único dia no ano é pouco para homenagear as mães.

3. Em que dia da semana o comerciante conversou com Juvenal?
a. (   ) segunda-feira           b. (   ) domingo
c. (   ) sexta-feira                d. (   ) quarta-feira

4. Em: “… sou obrigado a desfalcar a loja…” (par. 25), a palavra em    destaque pode ser substituída por:
a. (   ) diminuir      b. (   ) desperdiçar      c. (   ) furtar


Responda com suas palavras, mas de acordo com a ideia do texto:
5. Por que Juvenal pareceu surpreso quando o comerciante se referiu ao Dias das Mães? _________________________________________________

6. Pelo que se lê no texto, Juvenal costumava presentear sua mãe? Justifique sua resposta.
________________________________________________________________________

7. O comerciante afirma que gosta mais das mães dos outros que da sua. Por quê?
__________________________________________________________________________

8. No trecho abaixo, as palavras sublinhadas  podem ter sido empregadas de maneira imprópria. Corrija o emprego, trocando-as para o lugar certo:

Quando tentei confirmar meu amor pela Ingrácia, ela não me segredou que falasse e até demonstrou no meu ouvido que aquele momento era impróprio. Eu ainda tentei permitir, dizendo que todo momento era próprio, mas ela manifestou o que dissera e corrigiu certo desagrado pela minha insistência.

Quando tentei ____________ meu amor pela Ingrácia, ela não me ______________ que falasse e até ____________ no meu ouvido que aquele momento era impróprio. Eu ainda tentei ____________ dizendo que todo momento era próprio, mas ela __________ o que dissera e ____________certo desagrado pela minha insistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário