sábado, 14 de abril de 2012

Produção Textual

Produção de texto narrativo

O ato de escrever é prazer, diversão. É a sensação de poder, de domínio. Criar gente, fabricar fantasias, inventar cidades, dar vida e dar morte, criar um terremoto ou furacão, fazer o que eu quiser. Escrever é um jogo, brincadeira. Conseguir segurar, prender uma pessoa, mantê-la atrelada a si (é o leitor diante do livro: sua sensação divina).
                                                                                                       (Ignácio de Loyola Brandão).
Leia atentamente as propostas a seguir e esco­lha uma delas para desenvolver um texto narrati­vo, segundo as instruções específicas. Não se esqueça de indicar, junto ao título, a proposta desenvolvida (modelo: Proposta 1: “título”)


Primeira proposta
"Por que ela não me vê? Por trás destes óculos há um sujeito honesto. Estas espinhas dizem ape­nas que eu sou jovem..."
Instruções
  • Desenvolva o conflito insinuado nas frases an­teriores, caracterizando com precisão "esse jovem".
  • Narrador em primeira pessoa.
  • Espaço: o conflito "explode" numa sala de aula.
  • Tempo: duração da aula.

Segunda proposta
"Disseram que ela dormia quando o temporal chegou. Um vagalhão* pegou-a de surpresa, não teve tempo nem pra gritar socorro. Ainda não acharam o corpo. Juvenal, o marido, voltava para casa...”
* onda muito grande.
Instruções
  • Prossiga a história desenvolvendo o conflito que "explode" quando Juvenal se dá conta do que aconteceu.
  • Narrador em terceira pessoa.
  • Espaço: praia.
  • Tempo: uma noite.
Terceira proposta
"Contraiu os músculos, agarrou-se ao traves­seiro, enfiou nele a cabeça, mordeu os lábios su­focando o grito mais profundo. Isso não pode es­tar acontecendo comigo!"

Instruções
  • Dê prosseguimento a essa história, resolvendo o conflito insinuado em "Isso não pode estar acontecendo comigo!"
  • Narrador em primeira pessoa.
  • Espaço: cama.
  • Tempo: uma madrugada.
  • Mínimo- 20 linhas.
Bom trabalho!
 
Retirado do blog:  http://blogdaleila-leila.blogspot.com.br

Produção Textual

Produção de texto

A internet tem ouvidos e memória

Redes sociais são ótimas para disseminar ideias, tornar alguém popular e também arruinar reputações. Um dos maiores desafios dos usuários de internet é saber ponderar o que se publica nela. Especialistas recomendam que não se deve publicar o que não se fala em público, pois a internet é um ambiente social e, ao contrário do que se pensa, a rede não acoberta anonimato, uma vez que mesmo quem se esconde atrás de um pseudônimo pode ser rastreado e identificado. Aqueles que, por impulso, se exaltam e cometem gafes podem pagar caro. Um exemplo escandaloso foi o da universitária paulista Mayara Petruso. Após o resultado das eleições brasileiras em 2010, ela publicou em seu Twitter mensagens extremamente ofensivas aos nordestinos de São Paulo. O resultado foi um processo na Justiça, perda de emprego e uma péssima reputação. Apagar as mensagens e os perfis na rede não basta para deletar um deslize na web. No caso de Mayara Petruso ainda havia um agravante: a jovem estudava direito.
www.terra.com.br- março 2011
Proposta de redação

Você, como jovem, o que pensa a respeito do uso das redes sociais on-line?
Reflita sobre as seguintes questões relacionadas ao tema e escolha uma delas para enfocar de modo especial seu texto dissertativo-argumentativo.
·         A tecnologia está aproximando mais os jovens?
·         A falta de contato físico e de troca emocional pode afetar as amizades?
·         Há relação entre os fakes e bullying?
·         Quais são os perigos da exposição excessiva da vida pessoal na internet?
·         A facilidade das comunicações proporcionada pelas redes sociais pode estar fazendo os jovens terem menos interesse nas relações cara a cara? Qual o perigo de postar sua vida em sites on-line?
Ao produzir seu texto, siga as instruções:
·         Defina o ponto de vista que irá desenvolver;
·         Planeje seu texto. Qual a ideia principal? Que argumentos serão utilizados para fundamentar essa ideia?
Como serão distribuídos os parágrafos?Que tipos de argumentos utilizará: exemplos, comparações, dados históricos, estatísticos, pesquisa, depoimentos.Como será a conclusão: síntese, sugestão ou proposta?
·         Fique atento à linguagem. Ela deve estar de acordo com a norma padrão e com o perfil dos leitores;
·         Concluído seu texto, dê a ele um título atraente, que faça o leitor sentir-se convidado a realizar sua leitura e, antes de passá-lo a limpo, faça uma revisão cuidadosa. 
Retirado do Blog:  http://blogdaleila-leila.blogspot.com.br/

Produção Textual: bula de remédio

Produção Textual: bula de remédio

Atividade: Imagine que você é um médico copetente e foi contratado para criar um remédio capaz de curar uma pessoa que acha que é um lobisomem. Observe várias bulas de remédio. Perceba que todas têm uma estrutura idêntica, isto é, a mesma forma de apresentação. Invente um nome para o seu remédio e crie em sala de aula uma bula.

Adjunto Adverbial

Adjunto Adverbial
É o termo da oração que indica uma circunstância (dando ideia de tempo, lugar, modo, causa, finalidade, etc.). O adjunto adverbial é o termo que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio. Observe as frases abaixo:
Eles se respeitam muito.
Seu projeto é muito interessante.
O time jogou muito mal.
Nessas três orações, muito é adjunto adverbial de intensidade. No primeiro caso, intensifica a forma verbal respeitam, que é núcleo do predicado verbal. No segundo, intensifica o adjetivo interessante, que é o núcleo do predicativo do sujeito. Na terceira oração, muito intensifica o advérbio mal, que é o núcleo do adjunto adverbial de modo.
Veja o exemplo abaixo:
Amanhã voltarei de bicicleta àquela velha praça.
Os termos em destaque estão indicando as seguintes circunstâncias:
amanhã indica tempo;
de bicicleta indica meio;
àquela velha praça indica lugar.
  Sabendo que a classificação do adjunto adverbial se relaciona com a circunstância por ele expressa, os termos acima podem ser classificados, respectivamente em: adjunto adverbial de tempo, adjunto adverbial de meio eadjunto adverbial de lugar.
O adjunto adverbial pode ser expresso por:
1) Advérbio: O balão caiu longe.
2) Locução Adverbial: O balão caiu no mar.
3) Oração: Se o balão pegar fogo, avisem-me.
Observação:  nem sempre é possível apontar com precisão a circunstância expressa por um adjunto adverbial. Em alguns casos, as diferentes possibilidades de interpretação dão origem a orações sugestivas.
Por Exemplo:
Entreguei-me calorosamente àquela causa.
   É difícil precisar se calorosamente é um adjunto adverbial de modo ou deintensidade. Na verdade, parece ser uma fórmula de expressar ao mesmo tempo as duas circunstâncias. Por isso, é fundamental levar em conta ocontexto em que surgem os adjuntos adverbiais.

Classificação do Adjunto Adverbial

                                            Classificação do Adjunto Adverbial
Listamos abaixo algumas circunstâncias que o adjunto adverbial pode exprimir. Não deixe de observar os exemplos.
Acréscimo
Por Exemplo:
Além da tristeza, sentia profundo cansaço.
Afirmação
Por Exemplo:
Sim, realmente irei partir.
Ele irá com certeza.
Assunto
Por Exemplo:
Falávamos sobre futebol. (ou de futebol, ou a respeito de futebol).
Causa
Por Exemplo:
Com o calor, o poço secou.
Não comentamos nada por discrição.
O menor trabalha por necessidade.
Companhia
Por Exemplo:
Fui ao cinema com sua prima.
Com quem 
você saiu?
Sempre contigo irei estar.
Concessão
Por Exemplo:
Apesar do estado precário do gramado, o jogo foi ótimo.
Condição
Por Exemplo:
Sem minha autorização, você não irá.
Sem erros, não há acertos.
Conformidade
Por Exemplo:
Fez tudo conforme o combinado. (ou segundo o combinado)
Dúvida
Por Exemplo:
Talvez seja melhor irmos mais tarde.
Porventura, encontrariam a solução da crise?
Quiçá acertemos desta vez.
Fim, finalidade
Por Exemplo:
Ela vive para o amor.
Daniel estudou para o exame.
Trabalho para o meu sustento.
Viajei a negócio.
Frequência
Por Exemplo:
Sempre aparecia por lá.
Havia reuniões todos os dias.
Instrumento
Por Exemplo:
Rodrigo fez o corte com a faca.
O artista criava seus desenhos a lápis.
Intensidade
Por Exemplo:
A atleta corria bastante.
O remédio é muito caro.
Limite
Por Exemplo:
A menina andava correndo do quarto à sala.
Lugar
Por Exemplo:
Nasci em Porto Alegre.
Estou em casa.
Vive nas montanhas.
Viajou para o litoral.
"Há, em cada canto de minh’alma, um altar a um Deus diferente." (Álvaro de Campos)
Matéria
Por Exemplo:
Compunha-se de substâncias estranhas.
Era feito de aço.
Meio
Por Exemplo:
Fui de avião.Viajei de trem. 
Enriqueceram mediante fraude.

Modo
Por Exemplo:
Foram recrutados a dedo.
Fiquem à vontade. 
Esperava tranquilamente o momento decisivo.
Negação
Por Exemplo:
Não há erros em seu trabalho.
Não aceitarei a proposta em hipótese alguma.
Preço
Por Exemplo:
As casas estão sendo vendidas a preços muito altos.
Substituição ou troca
Por Exemplo:
Abandonou suas convicções por privilégios econômicos.
Tempo
Por Exemplo:
O escritório permanece aberto das 8h às 18h.
Beto e Mara se casarão em junho.
Ontem à tarde
 encontrou um velho amigo.

Escrevendo uma carta


Sugestão de atividade:

Escreva uma carta para o governo de sua cidade, dando sugestões para melhor seu bairro. Você deverá usar de argumentos que convençam ao governo da necessidade da realização das mudanças que você propõe.

Seu texto deverá ter no mímino 20 linhas.

Observações: capriche na letra, observe a formatação do texto carta, use adequadamente os pronomes de tratamento, a ortografia, acentuação gráfica e pontuação. Não se esqueça de assinar a carta. Lembre-se de que a carta é para uma autoridade e não para uma pessoa de suas relações pessoais.

Produção Textual

A RETEXTUALIZAÇÃO

A produção de texto via retextualização permite ao professor e aluno estabelecerem reflexões sobre o processo de produção texto, uma vez que o texto vai sofrer grandes modificações na sua forma. Por exemplo, o texto escrito precisa ser fatiado em cenas que comporão o futuros quadrinhos. O autor precisa tomar decisões sobre como desenhar os personagens e o cenário, como fazer o enquadramento das cenas. O texto escrito precisa ser sumarizado e o discurso indireto ,transformado em direto e assim por diante. Essa atividade é muito rica e permite a apropriação de uma realidade e sua reorganização. Professores e alunos terão oportunidades de vivenciarem uma complexa e agradável experiência de produção textual .


Para fazer esse trabalho segue o esquema abaixo:
  • Apresenta o texto (o texto trabalhado é a Reunião geral dos ratos)
  • Fazer um breve comentário sobre a função social das fábulas.
  • Pedir a eles que dividam o texto em cenas e deem um título para cada uma delas.
  • Finalmente pedir a eles que transponham para a história em quadrinhos as cenas nas quais o texto foi dividido.
  • Finalmente fazer a revisão da história em quadrinhos modificando os elementos que eles não julgaram muito adequados.
  • Sugerir que os alunos troquem seus textos com os colegas e conversem entre eles sobre os textos produzidos. Esse é um momento importante, pois os autores terão a oportunidade de trocarem ideias sobre os textos produzidos e verem seus textos em situação real de leitura e a opinião que outros leitores tem de seus textos.
  • Após esse momento de interação surge sempre a necessidade de novas revisões.
  • Finalmente os textos podem ir para o varal.

Trabalhando o vocabulário

Trabalhando o vocabulário


A reunião geral dos ratos
La Fontaine


Uma vez os ratos, que viviam com medo de um gato, resolveram fazer uma reunião para encontrar um jeito de acabar com aquele transtorno. Muitos planos foram discutidos e abandonados. No fim, um rato jovem levantou-se e deu a idéia de pendurar uma sineta no pescoço do gato; assim, sempre que o gato chegasse perto eles ouviriam a sineta e poderiam fugir correndo. Todo mundo bateu palmas: o problema estava resolvido. Vendo aquilo, um rato velho que tinha ficado o tempo todo calado levantou-se de seu canto. O rato falou que o plano era muito inteligente, que com toda certeza as preocupações deles tinham chegado ao fim. Só faltava uma coisa: quem iria pendurar a sineta no pescoço do gato?

Moral: Inventar é uma coisa, fazer é outra.

Retire do texto palavras que possam ter definições como as apresentadas abaixo:

  1. Pequeno roedor que causa muito prejuízos aos agricultores e grandes preocupações às autoridades sanitárias. ________________
  2. Pequeno objeto de metal capaz de produzir um sinal sonoro. _________________
  3. Qualidade atribuída àqueles que possuem uma grande agilidade de pensamento. _______
  4. Parte do corpo que une a cabeça ao tronco._________________
  5. Qualidade de quem se mantém em silêncio. ______________________
  6. Pensamentos que quebram a tranquilidade mental. ________________
  7. Ruído produzido pelo ato de bater uma mão espalmada contra a outra.____________
  8. Ação de terminar.__________________
  9. Resultado do ato de planejar. _________________
  10. Animal doméstico muito ágil e hábil caçador de pequenos animais. _________________

Carta

Gênero Carta

Objetivo:
Levar meus alunos a fazer uma reflexão sobre a vida e planejamento para o futuro. Com tantos adolescentes tornando pais e mães muito cedo, é interessante apresentar a seguinte proposta de produção de texto: 

"Os alunos devem escrever uma carta para seus possíveis futuros filhos e apresentar para eles  que tipo de pai ou mãe pretendem ser e como estão se preparando para isso."

Sugestão de correção para esse tipo de gênero

O texto apresenta:
  • Vocativo
  • Data
  • Assinatura
  • Um tamanho significativo para não se confundir com um bilhete
  • Contempla a proposta de produção
  • Adequação de linguagem
  • Coesão e coerência
  • Utilizou forma de tratamento adequada. 
  • Pontuação adequada
  • Concordância e regência adequada ao nível de linguagem
  • Correção ortográfica
  • Letra legível
  • Distribuição adequada do texto na folha.
  • Esses critérios de correção podem ser apresentados aos alunos como uma maneira de levá-los a fazer uma auto-correção do seus próprios.

Corrigindo seu texto

Correção: Uma forma interessante de corrigir os textos seria levar os colegas lerem os textos uns dos outros e fazerem sugestões de correção. No início essa tarefa pode parecer muito difícil, depois descobrimos que os alunos são leitores bastante críticos.
Pode-se apontar alguns elementos a serem observados como;


  • Pontuação adequada,
  • Escrita correta das palavras,
  • Uso adequado da concordânica nominal e verbal (observar o registro do texto)
  • Uso de letras maiúsculas e minúsculas,
  • Uso de letra legível,
  • Organização do texto no papel,
  • Uso de parágrafo,
  • O texto contém todas as informações necessárias ao leitor.
  • Existência de algum trecho que está confuso ou incompreensivo,
  • Repetição de palavras,
  • Palavras empregadas com sentido inadequado,
  • Repetição de informações que impede o texto de avançar.
  • Escreveu o título,
  • O título está de acordo com o texto e desperta a atenção do leitor.
As sugestões de correção devem vir em uma folha a parte, por outro lado, seria interessante estimular o aluno revisor que apontasse também as qualidades do texto, aquilo que ele achou interessante, o que prendeu sua atenção, etc.
Dessa forma também preparamos nossos alunos para serem alunos críticos de seus textos e de outros textos e  a produção textual também seria muito beneficiada.

Ainda pode ser apresentada uma ficha com os principais itens para a construção do gênero histórias de aventura :
  • Contextualização- espaço e tempo em que passa a história,
  • Presença de personagens e suas características,
  • As relações estabelecidas entre os personagens,
  • A progressão temporal do texto e seus marcadores,
  • Apresentação do conflito,
  • A resolução do conflito,
  • O final da história,
  • Observar como se dá a retomada dos elementos dentro da história ( coesão).
Isso tudo pode parecer muito complicado, mas  não é. O professor deve ir aos poucos habituando sua sala de aula a trabalhar nessa perspectiva. Os bons frutos serão a recompensa da persistência.

Produção Textual

Produção de texto: gênero histórias de aventuras.

               Texto de aventuras sempre atraem crianças e adolescentes. Nossa proposta de produção de texto é a seguinte: imagine que o jornal de sua escola esteja fazendo um concurso para escolher texto de histórias de aventuras para publicar no espaço reservado à literatura. 

                 Produza um texto a partir do início dado. O texto deve conter aproximadamente 30 linhas.
Não se esqueça de dar um título interessante para seu texto.




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Era um domingo de sol. Paulo e seus amigos sairam caminhando pelas ruas das cidade. De repente...