segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Leitura, interpretação

Quem sou eu?
          Você, jovem, alguma vez parou e pensou:
                   Quem sou eu?
                   O que significa ser gente?
                   Tenho procurado descobrir-me?
                   Quais os meus defeitos?
                   E as minhas virtudes?
                   O que quero da minha vida?
                   Para mim o que é importante na vida?
          Se já pensou nisso, está convidado a continuar. Se não, aceite a sugestão: comece a descobrir-se! Não deixe para amanhã!
           Há muito interesse na juventude de hoje. Existem pessoas querendo identificar o jovem. Algumas são movidas pelo espírito científico e educacional, como os sociólogos, psicólogos, antropólogos, pedagogos, professores e, às vezes, até seus próprios pais!
          Querem saber quem é o jovem atual, verdadeiro? O que ele quer?
          Desejam saber por que você, às vezes, é rebelde, capaz de grande heroísmo, por outro lado, de pequenas covardias também. Você fica revoltado com as grandes injustiças, mas em casa é injusto com seus próprios irmãos...
          Outras têm sua atenção voltada para o jovem porque ele representa um imenso potencial de consumo. Por exemplo, o que aconteceria a certas fábricas de refrigerantes, a algumas gravadoras de discos, aos fabricantes e comerciantes da moda, às editoras de livros e revistas, aos traficantes de drogas, às emissoras de rádio e televisão, se o jovem não fizesse o jogo deles?
          Outras ainda vêem o jovem como uma arma política perigosa, cuja força deve ser manipulada, controlada a seu favor, ou então marginalizada.
          Enfim, você está sendo bombardeado de todos os lados.
                                                                                                           (L. Kirchner)
Refletindo sobre o texto
1-   Pense e responda:
a)    Quem é você? Faça uma pequena descrição de suas características psicológicas:

b)    Quais os seus defeitos e suas qualidades?

c)     O que você quer na vida? Quais são os seus ideais?

d)    Qual é a sua reação quando recebe uma crítica ?

Interpretação

 João e Maria
 
Era uma vez, senhor lenhador que morava com seus filhos João, Maria e a madrasta.
Eles moravam numa casa muito humilde e não tinham o que comer. Um dia a madrasta disse ao lenhador que abandonasse as crianças na floresta e ele concordou. João ao ouvir a conversa colocou no bolso pedrinhas para marcar o caminho de volta.
Quando foi na segunda tentativa a madrasta deu pão e colocaram pedaços de pão para marcar o cominho de volta, mas os passarinhos comeram tudo, então eles não conseguiram mais voltar e se perderam. Completamente sozinhos e perdidos, os dois começaram a procurar comida.  Com medo, caminharam e viram uma luz de longe. Chegando lá encontraram uma casinha feita de doces e bolos. Eles tocaram a campanhinha feita de doces, a dona da casa disse que eles podiam entrar.  Ao entrarem, eles perceberam que se tratava de uma bruxa.  A bruxa então, prendeu João numa gaiola, dentro de um porão cheio de pedras preciosas, para comê-lo depois que engordasse e colocou Maria para fazer os trabalhos de casa. Ela queria comer o menino e todas às vezes que a bruxa pedia o dedo de João para ver se ele estava gordo ele colocava um pedaço de osso.
Um dia, a bruxa má perdeu a paciência porque o menino não engordava e resolveu comê-lo.  Pediu a Maria que acendesse o fogo. Maria esperou a bruxa chegar perto e a empurrou dentro do fogo.
João e Maria saíram correndo. Encontraram um rio e viram seu pai. O pai pediu-lhes perdão e disse que a madrasta tinha morrido.
Então, João entregou as pedras preciosas que pegara da bruxa, e com o dinheiro das vendas ficaram ricos e felizes.

01. De acordo com o texto responda:

a) Quais são os personagens do texto?

b) O que João utilizou para marcar o caminho?

c) O que João e Maria encontraram na floresta enquanto estavam perdidos?

d) Quem morava na casinha feita de doces?

e) Onde João ficou preso?

f) O que a bruxa fazia para ver se João estava gordo?

g) Como João enganava a bruxa?

h) Como a bruxa foi vencida e quem foi responsável pela sua derrota?

i) Ao fugir e encontrar novamente seu pai, o que João entregou a ele?



02. Estes são trechos da história João e Maria, mas estão desordenados. Releia o texto e numere-os de acordo com o que foi lido.

(    )  a bruxa  má que vivia na casa prendeu João em uma gaiola para comê-lo depois que engordasse.

(    )  completamente sozinhos e perdidos, os dois começaram a procurar comida.

(    ) Maria  empurrou a bruxa  má no  forno e  libertou João.

(    ) Era uma vez, senhor lenhador que morava com seus filhos João, Maria e a madrasta.

(    ) a bruxa má perdeu a paciência porque o menino não engordava e resolveu comê-lo.

(    ) Chegando lá encontraram uma  casa feita de doces e bolos.

03. Agora escreva a frase que se segue, substituindo a palavra destacada por um sinônimo:

a) “Eles moravam numa casa muito humilde...”

b) O pai concordou em abandonar João e Maria.

c) João usou pedras e pedaços de pão para marcar o caminho.

Trabalhando com músicas

TOCANDO EM FRENTE
(Almir Sater / Renato Teixeira)
1.    Ando devagar porque já tive pressa
2.    E levo esse sorriso porque já chorei demais
3.    Hoje me sinto mais forte, mais feliz,
4.    Quem sabe eu só levo a certeza
5.    De que muito pouco eu sei
6.    Ou nada sei
7.    Conhecer as manhas e as manhãs
8.    O sabor das massas e das maçãs
9.    É preciso amor para poder pulsar
10.    É preciso paz para poder sorrir
11.    É preciso chuva para florir
12.    Penso que cumprir a vida seja simplesmente
13.    Compreender a marcha e ir tocando em frente
14.    Como um velho boiadeiro levando a boiada
15.    Eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu sou
16.    Estrada eu vou
17.    Todo mundo ama um dia
18.    Todo mundo chora um dia
19.    A gente chega e no outro vai embora
20.    Cada um de nós compõe a sua história
21.    E cada ser em si
22.    Carrega o dom de ser capaz
23.    E ser feliz
Após ler atentamente o texto, responda às questões:
1. Assinale mais de uma alternativa que esteja de acordo com o texto:
a. (   ) Para o poeta, a vida deve ser levada, tocada como uma boiada, pois não conseguimos entender a imprevisibilidade de ambas.
b. (   ) Só é possível ser feliz nesta jornada, depois de um toque de Deus, o velho boiadeiro, que nos impulsiona pela longa estrada da vida.
c. (   ) Só através do choro individual e de outros é que descobrimos o valor de um sorriso.
d. (   ) Manhãs, maçãs e chuva fazem parte da nossa história, já que não somos donos do nosso destino.
e. (   ) Segundo o poeta, para se viver, é necessário entender o andamento da jornada e continuar vivendo.
2. Marque as afirmativas com V para verdadeiro e F para falso, de acordo com o texto:
a. (   ) Viver é uma aprendizagem, fruto da observação atenta das alegrias e dos sofrimentos pelos quais passamos.
b. (   ) Ser feliz é o destino de todos os seres humanos, independendo das chegadas e das partidas.
c. (   ) A consciência do significado da vida e o dom da capacidade de construirmos a nossa história nos deixa mais fortes, mais felizes.
d. (   ) O poeta tem hoje um sorriso de serenidade porque nunca levou a vida com ligeireza.
e. (   ) Para podermos saborear a vida, precisamos vivenciar a paz e o amor, entre outros fatores que nos mostram que é possível compormos a nossa história com serenidade.
Assinale a única alternativa correta:
3. Há várias comparações no texto que nos leva a concluir que o poeta fala:
a. (   ) da boiada
b. (   ) do boiadeiro
c. (   ) do sabor das frutas
d. (   ) dos dias vividos
e. (   ) do dom da felicidade de cada um de nós

4. Nos versos 5 e 6, o poeta demonstra que se considera um homem:
a. (   ) orgulhoso
b. (   ) sem cultura
c. (   ) experiente
d. (   ) humilde
e. (   ) sem rumo definido.

Responda com suas palavras:
5. Como era a vida do poeta no passado? Comprove sua resposta com versos da poesia.

Feliz 2012!!!

O nosso caminho é feito Pelos nossos próprios passos... Mas a beleza da caminhada... Depende dos que vão conosco! Assim, neste NOVO ANO que se inicia Possamos caminhar mais e mais juntos... Em busca de um mundo melhor, cheio de PAZ, SAUDE, COMPREENSÃO e MUITO AMOR. O ano se finda e tão logo o outro se inicia... E neste ciclo do "ir" e "vir" O tempo passa... e como passa! Os anos se esvaem... E nem sempre estamos atentos ao que Realmente importa. Deixe a vida fluir E perceba entre tantas exigências do cotidiano... O que é indispensável para você! Ponha de lado o passado e até mesmo o presente! E crie uma nova vida... um novo dia... Um novo ano que ora se inicia! Crie um novo quadro para você! Crie, parte por parte... em sua mente... Até que tenha um quadro perfeito para o futuro... Que está logo além do presente. E assim dê início a uma nova jornada! Que o levará a uma nova vida, a um novo lar... E aos novos progressos na vida! Você logo verá esta realidade, e assim encontrará A maior Felicidade...e Recompensa... Que o ANO NOVO renova nossas esperanças, E que a estrela crística resplandeça em nossas vidas} E o fulgor dos nossos corações unidos intensifique A manifestação de um ANO NOVO repleto de vitórias! E que o resplendor dessa chama Seja como a tocha Que ilumina nossos caminhos Para a construção de um futuro, repleto de alegrias! E assim tenhamos um mundo melhor! À todos vocês companheiros(as) que temos o mesmo ideal, Amigos(as) que já fazem parte da minha vida, Desejo que as experiências próximas de um ANO NOVO Lhes sejam construtivas, saudáveis e harmoniosas. Muita Paz...