segunda-feira, 2 de julho de 2012

Exercícios orações subordinadas substantivas



Leia a tira a seguir, de Fernando Gonsales, e responda às questões 1 e 2.
     (Níquel Náusea — Nem tudo que balança cai. São Paulo: Devir, 2003. P. 12.)
1)      No 1º quadrinho da tira, na fala do beija-flor, há uma oração subordinada substantiva. Identifique-a e classifique-a.

2)      O humor da tira é construído a partir da quebra de expectativa provocada pela resposta negativa do ratinho.
a)      Qual era a expectativa do beija-flor ao fazer a pergunta ao ratinho?
b)      Por que o beija-flor é quem sai surpreendido nessa conversa?

Leia ou cante os versos da canção a seguir, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, e responda às questões de 3 a 6.
Eu sei que vou te amar
Eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida eu vou te amar
Em cada despedida eu vou te amar
Desesperadamente, eu sei que vou te amar
E cada verso meu será
Prá te dizer que eu sei que vou te amar
Por toda minha vida

Eu sei que vou chorar
A cada ausência tua eu vou chorar
Mas cada volta tua há de apagar
O que esta ausência tua me causou

Eu sei que vou sofrer
A eterna desventura de viver
A espera de viver ao lado teu
Por toda a minha vida

3)      Observe o primeiro verso de cada uma das estrofes:
Eu sei que vou te amar
Eu sei que vou chorar
Eu sei que vou sofrer
Cada um desses versos é formado por duas orações, ligadas pela conjunção que. Esses períodos são compostos por coordenação ou por subordinação?

4)      O verbo saber é transitivo direto e, portanto, exige complemento.
a)      Qual é o objeto direto desse verbo em cada um desses períodos?
b)      O que a repetição dessa estrutura sintática sugere quanto aos sentimentos do eu lírico?
5)      O eu lírico dessa canção é correspondido no amor? Justifique a sua resposta com versos do poema.
6)      Explique o valor semântico das expressões adverbiais por toda a minha vida e desesperadamente,considerando o sentimento amoroso do eu lírico.

7)      Classifique sintaticamente as orações destacadas, interprete os provérbios populares e identifique em qual situação são utilizados:
a)      Não declares que as estrelas estão mortas só porque o céu está nublado.
b)      A árvore, quando está sendo cortada, observa com tristeza que o cabo do machado é de madeira.
c)      Dize-me com quem andas e dir-te-ei quem és.

8)      Classifique as orações subordinadas dos períodos abaixo em subjetiva, objetiva direta ou objetiva indireta.
a)      É necessário que se coma com moderação.
b)      Não sei se analiso esse novo cardápio.
c)      É importante que você cuide de sua saúde.
d)      O médico disse que ele deveria se alimentar melhor.
e)      Lembre-se de que esse restaurante nos pertence.
f)       Convenci meu filho de que muitos doces não fazem bem. 

9)      Classifique as orações subordinadas dos períodos abaixo em completiva nominal, apositiva ou predicativa.
a)      A verdade é que o teatro desenvolve a criatividade.
b)      Os profissionais de artes cênicas fazem a seguinte sugestão: que todos aprendam a liberar as emoções.
c)      Seu sonho era que a casa teatral fosse inaugurada.
d)      Os atores tem um único objetivo: que as pessoas gostem da apresentação.
e)      Quero a certeza de que você verá esse programa.
f)       Tenho a informação de que ele está trabalhando numa nova peça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário