sábado, 10 de setembro de 2011

Trabalho Avaliativo


Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Eldy Maria Pansera
Atividade Avaliativa de Língua Portuguesa
Nome:________________________________________   Data:___________________Série:_________
Leia o texto e responda as questões:
Aos 80 anos, japonês faz vestibular no PR

O imigrante japonês Takeshi Nojima, 80, é o mais velho candidato ao vestibular da Universidade Federal do Paraná, marcado para o final do mês. Nojima, que veio para o Brasil em 1924, aos 11 anos, é candidato ao curso de medicina.
Para conseguir a vaga, dedica todo dia aos estudos. E terá, no vestibular, a companhia do neto Elton, 20, que prestará administração.
O imigrante foi obrigado a abandonar aos 15 anos projeto de ser médico. Ele deixou os estudos por causa de uma doença do pai. Vendeu tomates, criou bicho-da-seda e foi dono de mercearia.
Só no início de 1994 voltou a estudar, com o apoio da família e da mulher Vera, uma professora universitária de 48 anos.
Da convivência na sala de aula com a geração de sete netos – ele tem dez –, Nojima guarda momentos interessantes. “Em maio, quando completou 80 anos, ele voltou para casa satisfeita dizendo que, pela primeira vez, um coral tinha cantado parabéns para ele na sala”, afirmou Vera.
Mesmo tendo uma idade na qual a maioria das pessoas já está acomodada, Nojima diz que só agora pode perseguir o sonho de ser médico, que alimenta desde criança.
“Até o final de 93, cumpri minhas obrigações de filho e de pai. Agora resolvi buscar meu sonho”.

(Fonte desconhecida)

1) Em que Universidade o senhor Takeshi pretende ingressar e que curso ele deseja fazer? (1,0)

2) O texto cita outra pessoa que também vai participar do vestibular. Como ela se chama? (1,0)

3) Por que o imigrante abandonou os estudos quando tinha 15 anos? (1,0)

4) O texto cita um fato que aconteceu na sala de aula e que deixou o senhor Takeshi muito satisfeito. Que fato foi esse? (1,0)

5) O texto relata um sonho que o senhor Takeshi queria realizar. Qual é esse sonho e desde quando ele tenta realizá-lo? (1,0)

6) Se o senhor citado no texto tivesse aproximadamente 18 anos, certamente o que ele está tentando fazer não viraria notícia de jornal. Por quê? (1,0)

7) O que você acha da decisão do senhor Takeshi? Justifique sua resposta. (1,0)

8) Escreva em algumas linhas pelo menos três razões para que as pessoas não parem de estudar. (1,0)

9) O que esta reportagem nos ensina? (1,0)

10) E você tem algum sonho para seu futuro? Que profissão pretende exercer? E o que você precisará fazer para conquistar seus sonhos? (1,0)
OBS: Será descontado 0,05 de cada erro de ortografia. Escreva com atenção!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário