sábado, 10 de setembro de 2011

GUERRA OU PAZ


GUERRA OU PAZ

A criação de um mundo de justiça, progresso e paz, para todos os povos, é dificultada pelo acréscimo e pelo aperfeiçoamento constantes de meios de destruição em massa. As conseqüências desse estado de coisas são duplamente angustiantes. Por um lado, fazem pairar sobre o mundo inteiro a ameaça de uma hecatombe sem precedentes. As radiações atômicas não respeitam fronteiras, não respeitam países. Nenhum povo está a salvo dos efeitos de um conflito nuclear maior.
Por outro lado, os imensos recursos humanos e materiais postos à disposição das indústrias bélicas e da pesquisa e desenvolvimento de armas são desviados da luta mundial contra a pobreza que sacrifica tantos povos. Quinhentos mil engenheiros e cientistas dedicam seu talento e suas energias ao aperfeiçoamento de técnicas de matar, e bilhões de dólares são gastos anualmente para esse fim. Apenas uma parte desses recursos intelectuais, financeiros e tecnológicos aplicada adequadamente bastaria para reverter as tendências atuais e permitiria que se começasse a reduzir a distância que separa grupos privilegiados de grupos desfavorecidos dentro de cada nação. A própria fisionomia de nosso planeta poderia ser transformada com isso.
A alternativa que se abre para nós é, portanto, insofismável. Ou prossegue a corrida armamentista, cercada de todas as injustiças, prolongando todos os egoísmos e multiplicando as causas de conflitos e os perigos de conflagração, ou as nações se unem, pondo o senso do futuro comum acima dos interesses individuais e das ambições de curto prazo. Com isso, o enorme potencial científico e técnico do mundo poderia ser utilizado para fins pacíficos, beneficiando a todos e permitindo o estabelecimento de relações baseadas na justiça e na solidariedade.
Amadou-Mathar. O correio da Unesco. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, ano 10, nº 5, 1982.p.4

1) Procure no dicionário o significado das palavras destacadas no texto e reescreva as respectivas frases fazendo as alterações necessárias:



2) Responda:
a) De acordo com o texto, o que dificulta a criação de um mundo de justiça, progresso e paz para todos os povos? 

b) Quais são as conseqüências desse estado de coisas? 


c) Observe a data de publicação deste texto. Na sua opinião, ele ainda é atual? Justifique sua resposta:


d) O que são “meios de destruição em massa”? Cite exemplos:


e) Quais são os recursos humanos envolvidos na indústria da destruição?


f) Quais são os recursos financeiros envolvidos na indústria da destruição?


g) O que possibilitaria reverter a situação em que se encontra o mundo atual?

h) Na sua opinião, para se iniciar uma era de paz e progresso para todos os povos, qual o único caminho a ser seguido pelas pessoas?

i) Por que um conflito nuclear seria uma hecatombe sem precedentes na história da humanidade?

j) A guerra com bombas é a única forma de violência que marca a nossa época? Justifique sua resposta.

Um comentário: